Sabia que a costa algarvia tem um dos maiores tesouros marinhos escondidos?

Projeto

Sobre

O que é?

A Pedra do Valado é o maior recife rochoso costeiro a baixa profundidade em Portugal beneficiando de condições naturais singulares e que suporta uma biodiversidade marinha única, com muitas espécies de interesse comercial e com interesse para a conservação.

Porquê?

Estudos pioneiros de mapeamento de habitats e biodiversidade marinha realizados pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve ao longo da costa sul de Portugal (Lagos-Faro), permitiram identificar nesta costa uma das áreas mais ricas em termos de biodiversidade. Das 1294 espécies identificadas, aproximadamente 70% foram aqui registadas. A singularidade desta região é ainda reforçada pela descoberta de 45 novos registos para Portugal e sobretudo de 12 novas espécies para a ciência.

Sobre

Como?

Unidos por um interesse comum, o Centro de Ciências do Mar, a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Albufeira, Lagoa e Silves promoveram e dinamizaram, em conjunto com 76 entidades, um processo de construção único, coletivo e inovador que levou à apresentação de uma proposta para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC), o Parque Natural Marinho Recife do Algarve – Pedra do Valado, cujos principais objetivos são a conservação dos valores naturais, a valorização da pequena pesca, o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis e amigas do ambiente e uma educação e disseminação que valorizem o património natural e cultural local.

Onde?

Com aproximadamente 156km2, estende-se desde o Farol de Alfanzina (oeste) e a Marina de Albufeira (este), abrangendo os territórios de Silves, Lagoa e Albufeira até uma distância da costa com cerca de 50 m de profundidade.

Projeto AMPIC.COM

Unidos por um interesse comum, o Centro de Ciências do Mar, a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Albufeira, Lagoa e Silves promoveram e dinamizaram, em conjunto com 76 entidades, um processo de construção único, coletivo e inovador que levou à apresentação de uma proposta para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC), o futuro Parque Natural Marinho.

Com o intuito de demonstrar o património natural e cultural da AMPIC, o futuro Parque Natural Marinho Recife do Algarve – Pedra do Valado surge o projeto AMPIC.COM. É urgente dar a conhecer à sociedade civil e comunidades locais os valiosos recursos naturais e culturais da qual dependem as atividades socioeconómicas, assim como integrar as próprias comunidades na valorização, proteção e gestão sustentável dos mesmos. Nesse sentido é necessário fazer o levantamento dos valores naturais, socioeconómicos e culturais para a criação de uma situação de referência com base em estudos científicos e informação sólida, da qual dependerá o sucesso do futuro Parque Marinho.

Um projeto do Centro de Ciências do Mar do Algarve, co-financiado pelo Programa Operacional do Mar2020 e pelo GAL PESCA do Barlavento do Algarve através da Agência de Desenvolvimento do Barlavento (ADB) com o apoio da Fundação Oceano Azul e dos Municípios de Albufeira, Lagoa e Silves.

Ajude-nos a divulgar e a proteger o tesouro escondido do Algarve.

Financiamento